Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

8 de março de 2018

UX: Conhecendo MVP e MLP


     A sigla MVP significa Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, o que nada mais é do que um conjunto de funcionalidades que fazem o projeto ser um produto. Consiste no núcleo do produto, a idéia central ou inicial do mesmo.
     Ele é bastante útil para sabermos se o projeto terá aceitação ou se está realmente no caminho certo antes mesmo de se ter um produto completo, isso faz com que se economize tempo e dinheiro.
     Vamos a um exemplo:
     Estamos com a ideia de criar um aplicativo, ele servirá para pessoas chamarem um técnico em informática para resolver problemas em seus computadores ou celulares. Mas ainda não sabemos se isso será realmente rentável e se terá uma boa procura, pois precisamos de técnicos cadastrados, usuários que confiem em um app, afinal o usuário e o técnico irão se encontrar, precisamos também saber como será feita a monetização se será cobrada uma taxa dos técnicos ou se terá propagandas etc.
     Portanto, podemos criar um aplicativo simples que terá o cadastro de técnicos, de usuários e um campo para busca de técnicos com endereço próximo.
     E para medir a aceitação definimos caso o aplicativo tenha um número X de downloads por semana, o mesmo será feito com as próximas funcionalidades (feedback sobre o técnico, rankeamento de técnicos e clientes, busca por mapa, chat e etc.)
     Agora imagine se só testamos o conceito do aplicativo depois de feitas todas essas funcionalidades que com certeza demandam bastante tempo investido.
     Já o MLP significa Minimum Loveable Product ou, em português, Produto Mínimo Adorável (Encantador), que em resumo é o MVP, mas com alguns incrementos. O MLP consiste em tentar agregar algo também simples, também em um estado inicial, mas mais atrativo para o usuário ou cliente.
     Voltando ao nosso exemplo, além de termos os cadastros e a busca, já pensaríamos por exemplo em ter um bom layout e um bom visual, mesmo que ainda não sejam os finais, os mais trabalhados, mas que sejam bastante aceitáveis para os usuários e os técnicos, é basicamente fazer com que os usuários tenham a sensação de que o aplicativo já está mais próximo do final, mesmo com poucas funcionalidades.

     Segue uma imagem com um comparativo muito interessante entre os dois.
Comparação MVP e MLP

0 comentários:

Postar um comentário