Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

16 de fevereiro de 2018

SPED: O que é o SPED


Vou começar uma sequência de posts explicando alguns pontos do SPED.

1.   Introdução
     Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e informatizado, possibilitando a troca de informações cada vez mais rapidamente. As informações contábeis também estão sendo incluídas nessa evolução da comunicação. Para isso o governo brasileiro criou o SPED.
     O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) constitui-se em um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
     De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
     O objetivo da pesquisa é mostrar diferenças em como eram feitas as declarações de impostos e como estão sendo feitas com a instituição dos projetos do SPED e como o mesmo está facilitando e agilizando este processo.
     Este estudo será realizado por meio de pesquisas em materiais bibliográficos, sites especializados e na consulta da própria legislação seja federal, estadual ou municipal e tem sua relevância não só para meios acadêmicos, mas também para organizações, profissionais voltados para as áreas de contabilidade e administração e para os contribuintes de impostos de uma maneira geral.

0 comentários:

Postar um comentário