Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

18 de dezembro de 2018

O que são Git e GitHub e como configurá-los


     O Git é um sistema para controle de versões de documentos/arquivos. O GitHub é o local (nuvem) onde se armazenam os projetos versionados pelo Git.    O site oficial do Git pode ser acessado aqui. Lá você poderá ver mais informações e realizar o download do Git. Lembrando que caso você utilize Linux muito provavelmente já tenha o Git instalado.    O Git é todo configurado através do prompt de comando (terminal), portanto é bom se ter uma noção básica de comandos para navegar e criar pastas por exemplo.

Configurando o Git     O primeiro passo após o Gitser instalado é configurar seu usuário com o comando:git config --global user.name "Nome do usuário"Após configuraremos o email:git config --global user.email "seu@email.com"e o editor padrão (sublime no meu caso)git config --global core.editor subMas poderia ser o Vim, VsCode, Eclipse etc.
     Caso deseje validar alguma informação é só colocar o comando sem setar nenhum valor, como por exemplo, quero verificar meu email configurado.git config user.emailou git config --list para mostrar todas as configurações.
    Para configurar uma pasta no Git será necessário navegar até a mesma e executar o comando:git initApós isso você pode utilizar o comando:git status para saber o status atual do Git, ele irá mostrar em qual branch você está se tem arquivos a serem adicionados ao Git ou arquivos a serem atualizados etc.

Status dos arquivos controlados pelo Git
     Untracked - É quando o arquivo foi criado, mas ainda não foi reconhecido pelo Git, ou seja, ainda não tem controle de versão.     Unmodified - É quando o arquivo foi adicionado ao Git, mas ainda não teve nenhuma modificação.     Modified - É quando você faz alguma modificação no arquivo.     Staged - É quando o arquivo foi editado e atualizado na área de versionamento, portanto quando for gerada uma versão o arquivo fará parte da mesma e após ser gerada essa versão (commit) todos os arquivos com esse status voltarão para o status de unmodified.
     Para adicionar um arquivo ao Git podemos usar o comando:git add nomeDo|Arquivo.Extensão
    Para dar commit podemos utilizar o comando:git commit -m "Add nomeDo|Arquivo.Extensão"note que utilizei o -m que significa que exibirei uma mensagem, mensagem essa que está dentro das aspas "".


     Para poder subir arquivos aos repositórios GITHUB você precisará de uma chave, para isso será necessário adquirir uma em https://help.github.com/articles/connecting-to-github-with-ssh/.
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11 de dezembro de 2018

Marketing digital: CPA (Cost per acquisition / Custo por aquisição)


     O custo por aquisição é a métrica para se saber o quanto foi gasto para cada negócio fechado, onde por negócio entenda que não necessariamente será uma venda, pode ser uma meta atingida, um download de um material entre outros.
    É uma métrica muito importante para o setor de marketing expor seu trabalho, pois trata de valores diretos por negócio e não estimativas por visualizações ou cliques como se tem em outros tipos de métricas.
    Geralmente é o formato mais complexo e mais caro de anúncio portanto não funciona para todos os tipos de empresas e produtos/serviços. No Google Adwords por exemplo você precisa ter um bom histórico de campanhas, seguir algumas exigências e aceitar que boa parte da campanha será controlada pelo Google mesmo, já que ele desabilita algumas de suas funções com o intuito de otimizar ao máximo suas campanhas.
    A fórmula para cálculo é simples 
CPA = Total investido / Aquisições, por exemplo:
Investimento de 800
Total de negócios atingidos 12
CPA = 800 / 12 = 66,67
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4 de dezembro de 2018

Marketing digital: Landing page o que é


Landing page (Página de destino)

     Landing page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as landing pages são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

    A homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages. Porém, a Home pode ser também a landing page.

     Alguns pontos a serem considerados no momento de se fazer uma landing page:
     1- Deixe a Proposta Clara e seja objetivo;
     2- Use um Call to Action;
     3- Tenha um Layout Leve;
     4- Utilize Recursos Visuais.


Exemplo de landing page
landing page download de ebook de marketing de conteúdo

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27 de novembro de 2018

Business Intelligence BI : Machine Learning, o que é?


     Machine Learning ou aprendizado de máquina é a técnica de se programar máquinas que podem aprender sozinhas a partir de um grande volume de dados.
     Essas máquinas fazem isso por meio de algoritmos e big data, identificando padrões de dados e criando conexões entre eles para aprender a executar uma tarefa sem a ajuda humana e de forma "inteligente". Esses algoritmos usam análises estatísticas para prever respostas mais precisamente e entregam o melhor resultado preditivo com menos chance de erro.
     Pensemos em um exemplo simples:
     Pense em uma pessoa que digita a palavra bravo em um site de busca. O serviço precisa analisar uma série de parâmetros para decidir se exibe resultados equivalentes a enfurecido ou a corajoso, dois significados possíveis. Entre os numerosos parâmetros disponíveis está o histórico de pesquisa do usuário: se minutos antes ele tiver buscado por coragem, por exemplo, o segundo significado é o mais provável.

Mas para que o machine learnig é usado?
– Banco de dados autônomo, que é um banco de dados onde o DBA é muito menos exigido, pois a máquina sabe fazer muitas das tarefas que um DBA tem de executar e as executa sozinha sem intervenção humana, com isso o DBA pode e dedicar a outras tarefas.
– Combate a fraudes em sistemas de pagamento, como as fraudes de cartão de crédito tentadas à todo instante ao redor do mundo.

– Tradução de textos, onde as máquinas vão aprendendo não só a tradução literal de cada palavra, mas também o contexto do texto inserido e sugerindo traduções cada vez melhores.

– Recomendação de conteúdo, plataformas de streaming de vídeo e áudio usam o machine learning para analisar o histórico de conteúdo reproduzido ou rejeitado pelo usuário para dar a ele recomendações condizentes com os seus gostos.

- Reconhecimento de imagens, onde a máquina vai aprendendo certas sequências de pixels e padrões que coisas tem, como por exemplo máquinas que podem identificar se em uma imagem existem pessoas e te avisar disso.
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20 de novembro de 2018

Marketing digital: CTR (Click-through rate) o que é?


     Click-through rate é a taxa de impressões X cliques da sua campanha, ou seja, o número de vezes que o seu anúncio foi exibido X o número de vezes que ele foi clicado.
    A fórmula para se obter o CTR é:

     Ela é uma métrica importante para a avaliação do desempenho de um anúncio, seja no Google AdWords, seja nos chamados social ads das redes sociais.
     Essa métrica traduz a qualidade das suas palavras-chave e, portanto, dos seus anúncios.
     Se eles apresentam um CTR baixo, isso significa que têm poucos cliques se comparado à quantidade de impressões. Logo, seu custo será mais alto.
     Você pode usar a CTR para avaliar quais anúncios e palavras-chave apresentam bom desempenho e quais precisam de melhorias. Quanto mais próxima for a relação entre as palavras-chave, os anúncios e sua empresa, maior será a possibilidade do usuário clicar no anúncio depois de pesquisar sua frase de palavra-chave.
     Vale a pena dar uma olhada na documentação oficial do google ads aqui.
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6 de novembro de 2018

UX: Monitoramento e Heat maps (Mapa de calor)


Monitoramento
    Monitoramento é parte essencial na manutenção de sites e aplicações tanto para medir os resultados quanto a performance, também é importante para se saber onde e quando eles devem sofrer alterações de design ou processo.

    Em resumo o monitoramento serve para entender se o usuário está satisfeito ou não com o produto e no que o mesmo pode ser melhorado. E para isso definimos algumas métricas, os famosos KPIs (Key Performance Indicator), e 3 tipos de métricas são interessantes no mundo do UX.
    1. Métricas descritivas, para ajudar a contar o que aconteceu;
    2. Métricas de percepção, para concentrar em como os clientes percebem o produto;
    3. Métricas de resultados, para ajudar a descrever o que os clientes fizeram ou esperam fazer com base em suas percepções.
    E também 3 métricas importantes para qualquer tipo de produto:
      1. Usabilidade: as métricas relacionadas a usabilidade devem focar no quão fácil é realizar uma tarefa, devem permitir identificar a taxa de sucesso e facilidade de uso. Também pode incluir métricas mais específicas como reconhecimento de ícones, navegação em menus, momentos de confusão, hesitação, etc.
      2. Engajamento: é útil para entender o quanto as pessoas interagem com o produto, a quantidade de atenção dada ao produto, quanto tempo as pessoas gastam em um fluxo de trabalho e se essas pessoas se sentem bem ao utilizar o produto.
      3. Conversão: as métricas dessa categoria ajudam a identificar tendências e, principalmente, a projetar novas soluções para que o produto seja mais assertivo as necessidades dos seus usuários.

          Existem várias ferramentas que auxiliam o monitoramento algumas das principais são as web analytics e os heat maps (mapas de calor)

      Heat maps (Mapa de calor)
          Heatmaps são mapas que indicam onde o usuário está clicando, até onde está baixando a página, ou seja, de uma forma geral mostra qual o comportamento do usuário perante a aplicação ou página.
          Os heat maps online fornecem indicadores que vão além de pageviews e relatórios básicos de navegação, eles mostram com exatidão quais os links e outros elementos onde os usuários clicam (e por consequência onde não clicam), além de demonstrar até que ponto os visitantes rolam uma página e que elementos são ignorados ao longo dessa rolagem.
          Em geral para se passar a utilizar essas ferramentas você deverá colar um código fornecido pela ferramenta de heat map em suas páginas
          Após isso é só esperar que seus usuários visualizem e interajam com seu site para começar a gerar os dados a serem analisados através de relatórios.
      Para se analisar esses relatórios você deverá ter em mente o seguinte padrão de cores sendo quanto mais à esquerda mais clicado e quanto mais à direita menos clicado.
      heat map site

      Os principais relatórios de heat map são:
           1 - Click Maps (Mapas de cliques) - Mostram os lugares ou elementos mais e menos clicados em uma página de acordo com as cores.
      Resultado de imagem para heat maps o que é


          2 - Scrolling Maps (Mapas de rolagem) - Mostram até onde os usuários costumam rolar a página.
      Resultado de imagem para scrolling maps


      Ferramentas de monitoramento 
          Aqui estão algumas ferramentas de monitoramento bastante conhecidas.
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      30 de outubro de 2018

      Bi: O que é Análise preditiva


      Análise preditiva:
           É a técnica de aprender com o ocorrido no passado para tentar prever o futuro.

           Há várias abordagens possíveis, mas, via de regra, o conceito se baseia na criação de um modelo preditivo, ou seja, de uma função matemática que, quando aplicada sobre os dados, vai dar uma previsão sobre um problema.

           Como exemplo, um laboratório farmacêutico pode aplicar um modelo preditivo sobre o seu histórico de pedidos para decidir se deve ou não aumentar a produção de determinado medicamento no próximo inverno considerando as estimativas climáticas para o período (uma estação mais rigorosa, mais seca, mais chuvosa, enfim).

           De modo semelhante, empresas podem usar modelos preditivos para saber se certo produto tem boas chances de sucesso, se a troca de fornecedores pode agilizar o ciclo de produção, se uma mudança de embalagem vai ser bem recebida pelos consumidores e por aí vai.

           A analítica é capaz de produzir estatísticas confiáveis, previsões e contagens. É até um sistema baseado em regras, no entanto, para decidir sobre o que fazer com todo o conhecimento que é voltado para dados. Por exemplo, podemos usar uma série de regras para acionar decisões de negócios, dependendo do resultado obtido por um modelo preditivo. Por exemplo, se um modelo existe para prever o risco de perda de clientes ou deserção, podemos colocar regras conhecidas para reduzir a rotatividade no local a fim de definir as decisões de negócios específicas de acordo com diferentes níveis de risco. Portanto, se o risco for alto, podemos dar a um cliente um desconto de 20% em sua próxima compra, mas se o risco for muito alto, podemos, então, dar um desconto de 50%.

      Alguns exemplos do uso da análise preditiva:
      Combate a fraudes
      Risco de crédito
      Eficácia de tratamentos médicos
      Estratégias de marketing
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      25 de outubro de 2018

      Marketing Digital: Termos comuns


           Neste post iremos aprender as definições e o que são banner e call to action.

      Banner
           É a imagem que passa alguma informação ao cliente geralmente de forma estática, no marketing digital tudo se iniciou com o banner e ainda é de grande relevância.

           Nas artes gráficas, fora da internet, é uma espécie de cartaz ou faixa, realmente com jeito de bandeira, para ser pendurado em algum dispositivo usado como suporte.

           O conceito foi trazido para internet e, neste caso, o banner é uma espécie de anúncio, normalmente com algum tipo de animação. O intuito é que o visitante tenha sua atenção desviada para o banner e clique nele, de modo que a navegação seja conduzida para o site do anunciante.

      Call to action
           O call-to-action (CTA) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página ou aplicativo a realizar alguma ação.

           Sendo assim, é uma ferramenta primordial para promover suas ofertas de marketing digital e gerar leads. E saber escolher o tipo certo de CTA faz toda diferença.

           Se você prestar atenção, verá que todos os dias somos impactados por diferentes chamadas em diversos ambientes.

      “Empurre”
      “Aberto”
      “Entre, Ar Condicionado”
      “Sorria, você está sendo filmado”
      Ou até mesmo a luz verde em um semáforo
      Todas essas sinalizações existem para indicar o que devemos fazer naquele contexto ou como interagir com determinado objeto.

           No meio online não é diferente. Há várias ações que desejamos que sejam realizadas, tais como fazer um cadastro para receber newsletter, preencher um formulário, fazer um download, pedir um orçamento, fazer um teste gratuito de software ou acessar um link de um post no blog.

           Na prática, sabemos que cada tipo de negócio tem suas peculiaridades e necessidades específicas, mas todos querem que os usuários compreendam quais são elas e realizem essas ações.
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      23 de outubro de 2018

      Bi: O que é Big Data


      Big Data
          Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.

          Embora o termo "big data" seja relativamente novo, o ato de coletar e armazenar grandes quantidades de informações para análises eventuais é muito antigo. O conceito ganhou força no começo dos anos 2000, quando o analista Doug Laney articulou a definição atualmente mainstream de big data em três Vs:
          Volume. Organizações coletam dados de fontes variadas, incluindo transações financeiras, mídias sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina para máquina. No passado, armazená-los teria sido um problema — mas novas tecnologias (como o Hadoop) aliviaram esse fardo.
          Velocidade. Os dados são transmitidos numa velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. Etiquetas RFID, sensores e medições inteligentes estão impulsionando a necessidade de lidar com torrentes de dados praticamente em tempo real.
          Variedade. Dados são gerados em inúmeros formatos — desde estruturados (numéricos, em databases tradicionais) a não-estruturados (documentos de texto, e-mail, vídeo, áudio, cotações da bolsa e transações financeiras).

          O diferencial do Big Data está justamente atrelado à possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos. A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados nos força a inovar e ter esse caminho como premissa básica nos negócios.

          Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.
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      16 de outubro de 2018

      BI: Data Minning e Balance Scorecard


      Data Minning
           Data mining traduzindo para o português significa mineração de dados. Consiste em uma funcionalidade que agrega e organiza dados, encontrando neles padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes.
           O Data Mining (DM) descende fundamentalmente de 3 linhagens. A mais antiga delas é a estatística clássica. Sem a estatística não seria possível termos o DM, visto que a mesma é a base da maioria das tecnologias a partir das quais o DM é construído.
           A segunda linhagem do DM é a Inteligência Artificial (IA). Essa disciplina, que é construída a partir dos fundamentos da heurística, em oposto à estatística, tenta imitar a maneira como o homem pensa na resolução dos problemas estatísticos.
           E a terceira e última linhagem do DM é a chamada machine learning, que pode ser melhor descrita como o casamento entre a estatística e a Inteligência Artificial.

      Balance Scorecard
           BSC ou Balanced Scorecard, sistema de gestão estratégica orientado por indicadores gerados a partir do equilíbrio entre quatro dimensões padronizadas, destinadas a conduzir e impulsionar a organização, proporcionado uma visão presente e futura do negócio.
           O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
           Além de esclarecer o projeto que conduzirá ao futuro pretendido, o BSC pressupõe uma interpretação holística da estratégia, dos valores e da missão da empresa de maneira que todos os propósitos, implicações e demandas do planejamento sejam disseminados vertical e horizontalmente, arraigando o dever e o comprometimento de todos com os desafios estabelecidos. Dessa forma, é possível fazer com que as ações incorporem os valores, criando um estado de integridade.
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      9 de outubro de 2018

      Business Intelligence (BI) o que é.


           O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.
           Com a análise de dados feita por um sistema de BI a empresa é capaz de avaliar seu próprio desempenho, desenvolver uma visão estratégica de longo alcance e com isso tomar melhores decisões para o negócio.
           BI nada mais é do que a transformação de dados em informação. Mas a ideia do BI é ir além, é transformar em informação de fácil interpretação, fazer com que o usuário tenha rapidamente a resposta que ele precisa sem precisar realizar muitos cálculos ou analisar vários relatórios para chegar a um veredicto ou uma tomada de decisão.

      Alguns pontos resumidos:

      • Diversos problemas podem ocorrer quando não tomamos cuidado em extrair informações das empresas;
      • Temos departamentos que olham valores dos mesmos indicadores de maneiras distintas;
      • Diferentes formas de agregação dentro da empresa;
      • Sistemas de informação que não se falam também é um problema muito comum.


      Perguntas obrigatórias para iniciar um projeto de BI.
      O que quero analisar?
      Como quero analisar?
      O que quero analisar me determina os indicadores e como quero analisar me determina as dimensões.
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      4 de outubro de 2018

      Marketing digital: Site institucional


           Muitas vezes o site institucional é a porta de entrada, o centro das ações de marketing para seu cliente e aqui ainda vale o ditado "A primeira impressão é a que fica", portanto devemos prestar muita atenção nele e analisar com cuidado cada parte e detalhe.

           O primeiro ponto de atenção é o domínio do seu site, pois é ele que muitas vezes vai definir qual nome seu site ou até sua empresa deverá ter. Não se esqueça de verificar as redes sociais, pois podem ser muito importantes também, verifique se existem usuários utilizando o nome que você pretende ter.

      O que é domínio:
           Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

           Deve ser padronizado com o intuito da empresa, uma empresa mais séria deve ter um site com ar mais sério, mais clean assim como seu logo deve ser.

           Deve passar a ideia principal do que a empresa faz muito claramente, se vende um produto ou uma linha de produtos faça com que eles sejam destacados em seu site, se presta um serviço, indique como funciona essa prestação de serviço e quanto custa.

           Um fator muito importante atualmente é o site ser responsivo, ou seja, ele deve funcionar em vários tamanhos de tela, pois o seu possível cliente poderá vê-lo através de um computador, tablet, smartphone, Tv etc.

      Definição do que é site responsivo:
           Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).
           Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.
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      25 de setembro de 2018

      Timing Events JS, eventos de tempo no javaScript


      Neste post irei mostrar como fazer o navegador aguarda um tempo para executar o próximo comando e também como cancelar um evento de aguarde no meio da execução.

      Primeiro vamos ver como fazer com que o navegador aguarde um tempo para executar uma ação.
      Para isso vamos utilizar nossa famosa função de exibir um alert "Olá mundo";

      <button onclick="setTimeout(myFunction, 2000)">Clique aqui</button>

      <script>
      function myFunction() {
      alert('Olá mundo');
      }
      </script>

      Neste caso só será exibida a mensagem dois segundo após o clique, já que a função setTimeout espera a função que será executada após o tempo e o tempo que o navegador deve aguardar em milisegundos, ou seja, 2000 milisegundos = 2 segundos.

      Agora vamos ver para cancelar a execução da função que possui um setTimeout.

      <button onclick="myVar = setTimeout(myFunction, 4000)">Começar</button>

      <button onclick="clearTimeout(myVar)">Parar</button>

      Neste exemplo o botão "Começar" vai exibir nossa mensagem de "Olá mundo" após 4 segundos, mas se clicarmos no botão "Parar" antes disso, a contagem irá parar e a mensagem não irá aparecer após os 4 segundos.
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      18 de setembro de 2018

      Selecionar (Get) versão do aplicativo C#


      Neste post irei mostrar duas formas de se obter a versão do seu aplicativo. Muitas vezes desejamos mostrar ao usuário ou gravar algum arquivo a versão atual do aplicativo, aquela que colocamos em propriedades do projeto - aplicativo - informações do assembly.

      Nos exemplos abaixo vou exibir a versão do aplicativo em uma label, mas pode ser usado em qualquer lugar como uma string.

      ou

      lblVersao.Text += Application.ProductVersion;
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      4 de setembro de 2018

      Relógio no C#


           No post de hoje irei mostrar uma forma simples de se criar um relógio básico no windows forms com C#.

           Primeiro você deve criar um form onde será adicionado o relógio.
           Após isso você deve ir na caixa de ferramentas, encontrar o componente "Timer" e clicar e arrastar para o seu form, ele irá aparecer na parte inferior da sua tela de desing.
           Clique no desenho do timer e em propriedades, altere o valor do interval para 1000 (configuração em milisegundos).
           Adicione a hora atual à um controle de sua preferência, neste exemplo adicionei a hora em uma label (dentro do evento Tick do meu timer):
      private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e)
      {
          lblHora.Text = DateTime.Now.ToLongTimeString();
      }

           Pronto execute sua aplicação e confira seu relógio.

           O Macoratti dá uma outra opção de relógio bem legal, vale a pena conferir.
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      28 de agosto de 2018

      SQL server descobrir usuário que fez alteração


      No post de hoje irei mostrar como descobrir o usuário e data/hora de alguma alteração no banco de dados SQL Server.
      No caso irei selecionar do log que o SQL Server grava a cada operação feita, as operações de CREATE, DROP e ALTER, ou seja, as operações que alteram o schema do banco.
      Para isso execute o script abaixo e se atente para os comentários que irão explicar o que está acontecendo nele e como configurar corretamente.
      O script pode parecer complexo, mas é simples, em resumo iremos selecionar do arquivo de log do SQL Server os dados que ele mesmo grava, filtrar esses dados para o banco de dados a ser analisado e depois escolher as operações que citei acima.

      use tempdb
      go

      declare @enable int

      select top 1 @enable = convert(int,value_in_use) from sys.configurations 
      where name = 'default trace enabled'

      if @enable = 1

      begin

      declare @indx int ;
      declare @curr_tracefilename varchar(500);
      declare @base_tracefilename varchar(500);
      declare @temp_trace table (obj_name nvarchar(256) collate database_default,
      database_name nvarchar(256) collate database_default,start_time datetime,
      event_class int,event_subclass int,object_type int,
      server_name nvarchar(256) collate database_default,
      login_name nvarchar(256) collate database_default,
      application_name nvarchar(256) collate database_default,
      ddl_operation nvarchar(40) collate database_default);

      --Selecionando o arquivo de log na pasta do SQL Server
      select @curr_tracefilename = path from sys.traces where is_default = 1 ; set @curr_tracefilename = reverse(@curr_tracefilename)

      select @indx = PATINDEX('%\%', @curr_tracefilename); set @curr_tracefilename = reverse(@curr_tracefilename)

      set @base_tracefilename = LEFT( @curr_tracefilename,len(@curr_tracefilename) - @indx) + '\log.trc';

      --Inserindo valores do log na tabela temporária
      insert into @temp_trace select ObjectName,DatabaseName,StartTime,EventClass,EventSubClass,
      ObjectType,ServerName,LoginName,ApplicationName,'temp'
      from ::fn_trace_gettable( @base_tracefilename, default ) where EventClass in (46,47,164) 
      and EventSubclass = 0 and DatabaseID <> 2 

      -- selecionar o banco de dados a ser analisado
      and DatabaseName = 'meu_banco_de_dados' 


      -- Escolhendo as operações que desejo analisar
      update @temp_trace set ddl_operation = 'CREATE' where event_class = 46
      update @temp_trace set ddl_operation = 'DROP' where event_class = 47
      update @temp_trace set ddl_operation = 'ALTER' where event_class = 164

      select start_time as Event_Time,Database_name,Server_name,Login_name,Application_name,
      DDL_Operation from @temp_trace where object_type not in (21587)
      order by start_time desc

      end
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      21 de agosto de 2018

      MDF-e: Nota Técnica 2018 002


      Esta NT tem os prazos:
      Data de Liberação 
      10/09/2018 Homologação 
      15/10/2018 Produção

      E terá as seguintes alterações:

      MDF-e para emitente Pessoa Física (CPF) com Inscrição Estadual.
      A legislação nacional da NF-e foi alterada, permitindo a emissão para emitente Pessoa Física, identificado pelo seu CPF. Esta decisão atende uma demanda de algumas SEFAZ e uma demanda também dos Produtores Rurais, que possuem uma Inscrição Estadual vinculada à sua inscrição no CPF. 
      Da mesma forma, fez-se necessário alterar o AJUSTE 21/2010 do MDF-e para que estes emitentes de NF-e, na hipótese de transporte próprio, possam emitir seus MDF-e através de aplicativo próprio do contribuinte fazendo uso de e-CPF. 
        
      Grupo de informações do fornecedor de Software 
      A partir dessa Nota Técnica passa a existir o grupo de campos para identificação da empresa desenvolvedora do sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico. 
      Essa informação é de grande utilidade para os ambientes de autorização, principalmente na identificação de uso indevido dos sistemas, concedendo maior agilidade para que as áreas de TI das SEFAZ possam fazer contato com os fornecedores de solução dos emitentes. Futuramente, à critério da UF, o preenchimento deste grupo poderá ser exigido.
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